Professora Titular aposentada sênior do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
Possui graduação em enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (1974), Licenciatura em Enfermagem pela Faculdade de Educação da USP (1978), Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP, pós-doutorado em Leicester Inglaterra (2005) com a pesquisa "Comparação do desempenho entre o indicador biológico e o químico, classes 5 e 6, na monitorização do ciclo de esterilização pelo vapor por meio do BIER Vessel".
Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem na Saúde do Adulto (PROESA) da EEUSP (2004-2010). Exerceu o cargo de Chefe Técnico de Divisão de Hospitalidade do Hospital Universitário da USP, de 2012 a 2015. Representou a Escola de Enfermagem da USP como Membro Titular de Câmaras Técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Ministério da Saúde de 2005 a 2020. Consultora ad hoc da FAPESP e CNPq. Revisora de periódicos com classificação A1 e A2 segundo a CAPES. Bolsista de Produtividade do CNPq (nível 1D). Líder do subgrupo de pesquisa "Processamento de Produtos para Saúde" do GRUPO Políticas públicas, epidemiologia e tecnologias para prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde-PETIRAS, cadastrado no CNPq. Coordenadora pedagógica do Curso MBA em Centro de Material e Esterilização da FACEAT.
Foi responsável pelo Programa de Professor Visitante junto ao PROESA da EEUSP dos seguintes pesquisadores internacionais: - Drª Michelle Alfa, University of Manitoba em Winnipeg, Manitoba, Canadá, em 2006 e 2012; - Drª Karen Vickery da Maquaire University - Austrália em 2014; - Dra. Alessandra Marçal Agostinho Hunt, da Michigan State University em 2016; - Dr. Francesco Tessarolo da Universidade de Trento-Itália em 2018.
Realizou estágio no Research Center do Saint Boniface General Hospital - Universidade de Manitoba, Winnipeg - Manitoba - Canadá no período de 29 de agosto a 12 de setembro de 2007. Realizou visita técnica ao Centro de Esterilização STÉRINORD recepcionada pela Dra. Christine Denis, Lillie - França em dia 11/03/2019. Realizou visita técnica Visita ao Centro de Endoscopia do Hospital Universiátio D'Amiens, Amiens - França em 12/03/2019.
Expertise em pesquisa na área de processamento de produtos para saúde: limpeza, desinfecção, esterilização, reuso de materiais de uso único e descontaminação do ambiente.
Área de Atuação no CNPq: - Enfermagem, Processamento de Produtos para Saúde e cuidados com o ambiente.
Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, USP (1984), mestrado em Ciências Biológicas, área de Microbiologia pelo Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (1998), doutorado em Clínica Médica, área básica, pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (2004), Livre Docente pela Escola de Enfermagem da Universidade de Sao Paulo (2019). Obteve bolsa no Programa Brazil Visiting Fellowship pela University of Nottingham (2012) e realizou estágio pós doutoral na University of Nottingham, Reino Unido (2016), com bolsa FAPESP. Especialista em Centro Cirúrgico, Central de Material Esterilizado e Recuperação Anestésica pela Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico (SOBECC) e Especialista em Gestão Hospitalar pela Universidade Estadual de Campinas. Atuou como consultora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na coordenação técnica do Projeto Estados em Foco (2014-2016 e 2022-2023). Atuou como technical officer junto a Infection Prevention and Control Hub and Task Force na Organização Mundial de Saúde (2019-2020), participando das equipes de resposta a epidemia de doença do vírus Ebola na República Democrática do Congo e resposta a pandemia de COVID-19. Atualmente é consultora da Infection Prevention & Control (IPC) and Water, Sanitation and Hygiene (WASH) Team, na Health Emergencies (WHE) Programme, na Organizacao Mundial de Saude (desde 2020)
Tem experiência na área de microbiologia, epidemiologia molecular e vigilância epidemiológica. Atua principalmente nos seguintes temas: epidemiologia de doenças transmissíveis, com enfoque em infecções relacionadas a assistência a saúde (IRAS), limpeza e desinfecção de artigos e superfícies, políticas públicas em prevenção e de controle de IRAS, emergências em saúde publica.
Área de Atuação no CNPq: - Enfermagem, Enfermagem em Doenças Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas, Enfermagem em Saúde Coletiva, Epidemiologia, Infecções relacionadas à assistência à saúde
Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, SP, Brasil.
Especialização em Epidemiologia Hospitalar pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Escola Paulista de Medicina.
Especialização em Educação Continuada e Permanente pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein - Albert Einstein.
Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, SP, Brasil.
Pós-doutora em Saúde Coletiva pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, SP, Brasil.
Área de pesquisa: recursos humanos, competências, estratégias de ensino-aprendizagem, prevenção e controle de IRAS.
Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP)
Mestre em Ciências pela USP
Doutora em Ciências pela USP.
Especialista (residência) em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização pela Unifesp.
Especialista em Prevenção e controle de infecções associadas à assistência à saúde pela Unifesp.
Atualmente é pós-doutoranda na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) e professora temporária da Escola de Enfermagem da USP.
Tem experiência na área de Biossegurança, processamento de produtos para saúde, descontaminação de superfícies e meio ambiente, e controle de infecções.
Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, ano de conclusão: 2017. Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, ano de conclusão 2012. Graduada em bacharel em enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Período: 2003 – 2006. Possui experiência como enfermeira do serviço de controle de infecção, enfermeira assistencial de unidade de terapia intensiva e unidade de emergência adulto. Suas principais áreas de interesse são: prevenção e controle de infecção; microbiologia e contaminação ambiental; e métodos de descontaminação do ambiente.
Bacharel em Enfermagem pela EEUSP, Residência em Saúde do Adulto e do Idoso pela EEUSP-HU, Especialista em Estratégia da Saúde da Família pela Unyleya, MBA em Gestão em Saúde pela São Camilo. Atuando como Coordenadora de Enfermagem na Amparo Saúde.
Mestranda do Programa de Mestrado Profissional na Atenção Primária em Saúde no Sistema Único de Saúde
Experiência em assistência hospitalar e sólida experiência em Atenção Primária à Saúde
Mestre pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - USP. Enfermeira graduada pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP. MBA em gestão de saúde e controle de infecção hospitalar, especialista em estomaterapia e licenciatura plena. Experiência de atuação em saúde do adulto em terapia intensiva, atendimento de urgência e emergência e clínica médico-cirúrgica, além de estomaterapia. Em serviços de controle de infecção hospitalar, vigilância epidemiológica e qualidade em saúde. Docente em nível técnico, graduação e pós-graduação. Membro do grupo de pesquisa de políticas públicas, epidemiologia e tecnologia na prevenção de infecções relacionadas a assistência à saúde - PETIRAS da Escola de Enfermagem da USP.
Professora doutora do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da EE-USP.
Enfermeira com experiência em Educação Superior, Sistema de Vigilância em Saúde e Atenção Primária à Saúde.
Doutora em Ciências pela USP.
Especialista em Educação Profissional na Área da Saúde (FIOCRUZ).
Especialista em Saúde Coletiva (FM-USP).
Licenciatura em Enfermagem (FE-USP).
Bacharel em Enfermagem (EE-USP).
Membro da Associação Paulista de Epidemiologia e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (APECIH).
Membro do Research Special Interest Group na International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning (INACLS).
Membro da Rede Brasileira de Enfermeiros para o Enfrentamento da Resistência Antimicrobiana (REBRAN).
Desenvolve pesquisas nas áreas de Enfermagem em Doenças Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas, Colaboração Intersetorial e Tecnologias para Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).
Enfermeira graduada pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais
Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP (PPGE).
Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da USP.
Pós-doutorado pela Escola de Enfermagem da USP.
Enfermeira com experiência em Centro Cirúrgico, Recuperação Pós-Anestésica, Centro de Material e Esterilização.
Coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso da EEUSP.
Coordenadora Docente da Liga de Enfermagem Perioperatória da Escola de Enfermagem da USP (LAEP).
Líder dos Grupos de Pesquisa CNPq: Grupo de Estudos das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (GEPICS) e vice-líder do Grupo de Estudo sobre a Assistência de Enfermagem Perioperatória (GEAPE).
Membro da Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e CME (SOBECC).
Membro do Comitê de Robótica da SOBECC.
Membro Core Staff do JBI Brasil.
Especialista em Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde pela UNIFESP e em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização pela SOBECC.
Desenvolve pesquisas nas áreas de Enfermagem Perioperatória, Práticas Integrativas e Complementares de Saúde e Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS).
Enfermeira formada pela EEUSP e Doutora em Estudos Discursivos pelo Programa de Pós-Graduação de Filologia e Língua Portuguesa na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, mestra pelo mesmo programa. Concluiu o bacharelado em Letras (Português/Alemão) na FFLCH-USP. Participa do grupo PETIRAS (Políticas Públicas, Epidemiologia e Tecnologias em Prevenção de Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde) na EEUSP. Atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado na área de letramento em saúde no combate à resistência antimicrobiana. Possui experiência como enfermeira assistencial e como professora.
Enfermeira, Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade de São Paulo | PPGE na Área de Concentração, Enfermagem em Saúde Coletiva, da EEUSP.
Clinical Fellowship em Práticas Baseadas em Evidências pelo Centro Brasileiro para o Cuidado à Saúde Baseado em Evidências (JBI Brasil).
Coordenadora de Pesquisa em Enfermagem e Práticas Assistenciais e Magnet Program Director (MPD) do Hospital Samaritano Higienópolis, Grupo Amil.
Docente Responsável pelo Módulo de Módulo Gestão do Controle de Infecção Hospitalar no Curso MBA em Gestão e Sistema de Saúde da Faculdade Oswaldo Cruz | FOC, São Paulo.
Vice-Presidente da Associação Paulista de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar | APECIH, Gestão Triênio 2023-2026.
Membro do Grupo Gestor da Rede Brasileira de Enfermeiros para Enfrentamento da Resistência Antimicrobiana - REBRAN.
Desenvolve pesquisas na área de Epidemiologia e Controle de Infecção, atuando principalmente nos seguintes temas: Papel do Enfermeiro no Controle da Resistência Antimicrobiana - RAM e Programas de Gestão de Antimicrobianos, RAM, Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde - IRAS e estratégias para Prevenção de IRAS.
Professora Adjunta do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pelotas. Pós doutoranada pela Escola de Enfermagem da USP; Doutora em Ciências-Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem da USP (Bolsista CAPES), com Doutorado Sanduíche na Purdue University Calumet, Estados Unidos (Bolsa Ciência Sem Fronteiras). Mestre em Ciências-Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem da USP. Tem aprimoramento em Terapia Ocupacional em Saúde Mental pela Santa Casa de São Paulo. Graduada em Terapia Ocupacional pelo Centro Universitário São Camilo. Atua nas áreas de Terapia Ocupacional Social, Saúde Coletiva, Saúde Mental. Tem experiência em revisão sistemática, prática baseada em evidência, tradução do conhecimento e pesquisa participativa.
Pós-doutoranda na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP).
Assistente de coordenação PREVISC-BR.
Doutora em Enfermagem em Saúde Coletiva EEUSP (2017-22).
Doutorado-Sanduíche: University of Nottingham (2018-19).
Mestrado: Ciências da Saúde, da Escola de Enfermagem da USP (2016).
Pós-Graduação: Saúde Pública com ênfase na Estratégia Saúde da Família no Centro Universitário São Camilo (2011).
Especialização: Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar, da Universidade Federal de São Paulo (2013).
Experiência profissional: Saúde Pública; Controle de Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde; Docência no ensino superior; Vigilância Epidemiológica; Tuberculose.
Linhas de pesquisa: Vulnerabilidade em saúde; Educação em Saúde; Prevenção e controle de IRAS; Ciência Implementação.
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade de São Paulo (PPGE). Área de Concentração: Enfermagem em Saúde Coletiva, da EEUSP;
Mestrado em Enfermagem (UESC);
Certificação em Prevenção e Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar pela ABIH;
MBA - Gestão em saúde e Controle de Infecção;
Especialização em Auditoria nos Serviços de Saúde;
Especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva;
Graduação em Enfermagem (UESC);
Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Centro Cirúrgico e Recuperação Anestésica, Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS);
Membro da REBRAN-Rede Brasileira de Enfermeiros para Enfrentamento da Resistência Antimicrobiana (USP).
Enfermeira pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Especialista em Infectologia pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar pelo Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa. Colaboradora do Grupo de Extensão e Pesquisa em Infectologia-UEL (2019-2021). Colaboradora do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Epidemiologia e Tecnologias em Prevenção de Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde - PETIRAS (atualmente). Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - PPGE/EEUSP. Enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital da Mulher. Responsável Técnico pelo PGRSS. Realiza pesquisas em Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, com ênfase em Limpeza Ambiental.
Enfermeira. Professora, doutora (CICP-E, SFHEA) é clínica, educadora e pesquisadora internacionalmente respeitada na prevenção e controle de infecções (PCI). A experiência da Dra. Zimmerman em PCI abrange mais de 20 anos e sua experiência em clínica médica, pesquisa e especialização a levou a trabalhar extensivamente na China, no Sudeste Asiático e em todo o Pacífico Sul e Norte, diretamente na resposta a surtos, no desenvolvimento de programas abrangentes de IPC e na integração da saúde pública e na resposta aos cuidados agudos em emergências de doenças infecciosas em países de baixa e média renda. Peta-Anne é a Conselheira do Programa de Programas de PCI de Graduação da Universidade Griffith, que inclui o único Mestrado em PCI na região e se orgulha de ser o Fellow Visitante de Pesquisa do Departamento de Controle de Infecções do Hospital e Serviço de Saúde da Costa de Ouro. Peta-Anne detém o prêmio de Credenciado Profissional de Controle de Infecções - Especialista, é Diretora do Colégio Australasiano de PCI (ACIPC), faz parte do corpo docente sênior da Organização Mundial da Saúde (OMS) Global Outbreak Alert and Response Network (GOARN), membra do Comitê de Credenciação e Práticas Profissionais (CAPS) do ACIPC. Peta-Anne também é membro sênior da Academia de Ensino Superior e recebeu a Medalha Claire Boardman de Liderança no IPC.
Enfermeiro, Mestre e Doutor em Ciências pela Escola de Enfermagem da USP. Especializado em "Enfermagem em Centro Cirúrgico e CME" e "Prevenção e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde" pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente sou docente do curso de graduação em enfermagem e coordenador dos cursos de Pós-Graduação "Enfermagem em Centro Cirúrgico e CME" e "Enfermagem em Oftalmologia" na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Minhas linhas de pesquisa são relacionadas às infecções intraoculares, processamento de materiais para a assistência à saúde em oftalmologia e Ciência da Implementação. Sou membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Oftalmologia (SOBRENO). Um dos trabalhos técnicos mais relevantes da minha área de pesquisa é o manual da Anvisa “Medidas de Prevenção de Endoftalmites e de Síndrome Tóxica do Segmento Anterior Relacionadas a Procedimentos Oftalmológicos Invasivos”.
Graduação em Enfermagem na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.
Aprimoramento em Controle de Infecção Hospitalar pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP
Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - PPGE/EEUSP.
Coordenadora do serviço de controle de infecção hospitalar do Américas Serviços Medicos (UHG), onde subsidia as equipes de SCIH dos hospitais em diferentes regiões do Brasil.
Doutoranda em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE USP).
Mestrado em Enfermagem na Atenção Primária em Saúde da Escola de Enfermagem da USP (2020).
Residência em Saúde da Família pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (2016)
Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Central de Cristalina, Goiânia (2017).
Especialista em Saúde Coletiva pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC FM USP) (2014).
Especialista em Gestão de Recursos Humanos em Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP USP) (2013).
Técnica em Enfermidades Crônicas e Saúde Ambiental Infantil na América Latina pelo Instituto Nacional de Salud Pública del México (2013).
Graduada em Enfermagem pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT) (2010).
Atualmente é enfermeira na assistência do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD)/Programa Melhor em Casa (PMC) em Jundiaí-SP.
Membro do Grupo de Pesquisa PETIRAS (Políticas Públicas, Epidemiologia e Tecnologias em Prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde) da EE USP.
Membro do Grupo Técnico (GT) de Enfermagem da Prefeitura Municipal de Jundiaí-SP.
Tem experiência em pesquisa na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Vigilância em Saúde/Epidemiológica e Avaliação de Programas em Saúde. Atua principalmente nos seguintes temas: Saúde Coletiva, Saúde da Família, Epidemiologia, Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e Saúde Ambiental Infantil.
Stephen Timmons é Professor de Gestão de Serviços de Saúde, Business School, University of Nottingham. Ele se formou como sociólogo (Universidade de Cambridge, Universidade de York) e em informática de saúde (Universidade de Glasgow). Seu PhD foi um estudo sociológico do sistema informático em enfermagem (Universidade Anglia Ruskin). Suas principais abordagens teóricas são a sociologia das profissões, e estudos científicos e tecnológicos. Sua pesquisa atual está focada em estudos de implementação na área da saúde, e na força de trabalho da área da saúde.
Doutoranda em Saúde Coletiva - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - PPGE/EEUSP
Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - PPGE/EEUSP
Graduação em Titulação em Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto pela Sociedade de Enfermagem em Terapia Intensiva (ABENTI)Pós-graduação em Estomaterapia e Cuidados Intensivos.
Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Membro Titular do Comitê de Ética e Pesquisa da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - FEPECS/SES/DF
Membro da Coordenação Executiva Pró-Tempore da Rede Brasileira Enfermeiros para Enfrentamento Resistência Antimicrobiana - REBRAN
Atualmente é enfermeira analista da Diretoria de Planejamento em Saúde - Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) e enfermeira de cuidados críticos UnB/HUB-Ebserh
Tem experiência em pesquisa na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Resistência Antimicrobiana, Programa de Gestão de Antimicrobianos e Avaliação de Programas em Saúde.