O impacto do uso de diferentes tipos de luvas e das mãos nuas no preparo do instrumental cirúrgico limpo
Camila Quartim de Moraes Bruna, Rafael Queiroz de Souza, Irineu Francisco Silva Massaia, Áurea Silveira Cruz, Kazuko Uchikawa Graziano
DOI: 10.1590/1518-8345.1127.2805 Ano de publicação: 2016
Resumo:
Objetivos.
determinar se há diferenças na segurança do preparo de instrumentais cirúrgicos limpos com diferentes tipos de luvas e mãos nuas e avaliar a carga microbiológica desses preparos sem luvas.
Método:
procedimento laboratorial com abordagem pragmática, em que as amostras foram manuseadas com diferentes tipos de luvas e mãos nuas. Além disso, foram realizados ensaios de citotoxicidade por meio do método de difusão em ágar. Outras amostras foram submetidas à análise microbiológica após serem manuseadas sem luvas.
Resultados:
nenhuma das amostras apresentou efeito citotóxico. Todas as culturas microbiológicas apresentaram crescimento de microrganismos, mas nenhum microrganismo foi recuperado após a autoclavagem.
Conclusão:
não houve diferenças nas respostas citotóxicas quanto ao uso de diferentes tipos de luvas e mãos nuas no manuseio de instrumentais cirúrgicos limpos, o que poderia acarretar risco iatrogênico. Ressalta-se que o uso de luvas envolve aumento nos custos do processo e geração de resíduos, e o potencial risco alergênico ao látex.
Descritores:
Resíduos Orgânicos; Instrumentos cirúrgicos; Mão; Luvas de Proteção; Toxicidade; Enfermagem
Comente esse artigo